02 dezembro 2011

"BARBICACHO" RETORNO AOS PALCOS DE RODEIOS

 O RODEIO ARTÍSTICO NA CIDADE DE ESMERALDA - RS FOI O PALCO DE RETORNO DA PARTE ARTÍSTICA DO CTG BARBICACHO COLORADO. UM NOVO GRUPO: CATEGORIAS MIRIM, ADULTA E VETERANO. QUE REPRESENTARAM E TENHO A CERTEZA QUE VÃO REPRESENTAR MUITO BEM NOSSA ENTIDADE E LAGES.
INVERNADA ADULTA









 INVERNADA MIRIM
INVERNADA VETERANA






 PREMIAÇÃO
APOIO




EMOÇÃO
FICHA TÉCNICA
CTG BARBICACHO COLORADO
EVENTO:
RODEIO ARTÍSTICO NA QUERÊNCIA DE ESMERALDA, O FESTIVAL QUE HOMENAGEIA UM DOS MAIORES ASTROS DA MÚSICA REGIONALISTA GAÚCHA.
7º ESMERALDA CANTA ZÉ MENDES E 3º FESTIVAL NATIVISTA DE DANÇAS
RIO GRANDE DO SUL – COOEDENADOR DO EVENTO DIEGO SOUZA
26 E 27 DE NOVEMBRO DE 2011
4 CATEGORIAS DE DANÇAS TRADICIONAIS/ PARTICIPAÇÃO DO CTG BARBICACHO EM TRÊS
PREMIAÇÃO TERCEIRO LUGAR INVERNADA VETERANA E 4 LUGAR INVERNADA ADULTA E BOA PARTICIPAÇÃO DA INVERNADA MIRIM.
DEPOIS DE MUITO TEMPO NÃO PARTICIPANDO DE RODEIOS, SOMENTE COM SHOW ATRAVÉS DO GRUPO DE PROJEÇÃO FOLCLÓRICA “BARBICACHO DANÇA SHOW” NUMA ESTRATÉGIA PARA ESTRUTURAR E CONSTRUIR UMA SEDE DO CTG E DEPOIS DE INAUGURADO, REINICIA DAS PARTICIPAÇÕES EM RODEIOS E O DE ESMERALDO FOI O PRIMEIRO DO RETORNO AOS PALCOS.
MUITO BOA ESCOLHA POR PARTE DA DIRETORIA E COORDENADORES DO CTG BARBICACHO COLORADO.
90% DOS INTEGRANTES DAS INVERNADAS ARTÍSTICAS DO BARBICACHO NUNCA TINHAM PARTICIPADO DE UM EVENTO DESTA NATUREZA, E A APROVAÇÃO FOI GERAL POR PARTE DOS INTEGRANTES E DOS FAMILIARES, UM MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO, DE ALEGRIA E DE MUITA CULTURA DO SUL.  
PARTICIPAÇÃO INVERNADA: MIRIM, ADULTA E VETERANA
DIRETORIA:
PATRÃO GERAL – MÁRIO ARRUDA
CAPATAZ – JEDSON MORAIS
SOTA CAPATAZ E TESOUREIRA – IARA RAMOS MARINHO
PATRÃO ARTÍSTICO – IVAN DE LIZ
COORDENAÇÃO MIRIM – ZENOR ZAMBAN JR E ADRIANA
COORDENAÇÃO ADULTA E FILIAÇÕES – SIDNEI TRINDADE E RITA
COORDENAÇÃO VETERANA – NELSON NERBASS FILHO E TÂNIA
COORDENAÇÃO DE EVENTOS – CARLOS AUDIBERG E MEURY
PROFESSORES INVERNADA ADULTA – MÁRIO ARRUDA HÉVILA FERNANDES
PROFESSORES INVERNADA MIRIM – MÁRIO ARRUDA E ANDRÉIA ARRUDA
PROFESSORES INVERNADA VETERANA – RAMIRO AMORIM E ANDRÉIA ARRUDA
TRAJES PRENDAS – ANDRÉIA ARRUDA, SCHAIANE MARCON E HÉVILA FERNANDES
TRAJES PEÕES – MATEUS ARRUDA E MÁRIO ARRUDA
MAQUIAGEM E CABELO – BÁRBARA MATTOS E VANESSA OLIVEIRA
SECRETÁRIA – FLAVIA
COZINHA – MARCIA E ZENOR E COLABORADORES
LIMPEZA (CLUBE DA HOSPEDAGEM): PAIS E COLABORADORES
ELENCO MIRIM: LUCAS E BRENDA, SAMUEL E SABRINA, RAMON E MARIA CRISTINA, MATEUS E ANDRESSA, NESTOR E ISABELA, OTACILIO E JULIANDRA, GUILHERME E NAIELY, FABIANO E TAILANE, EVANDRO E NICOLY, ABNER E ANA JULIA, FELIPE, MARCO, GUSTAVO
ELENCO ADULTA: MÁRIO E LÉIA, LUIS PEDRO E BRUNA, MATEUS E MARIA EDUARDA, GUILHERME E VANESSA T, GUSTAVO E BIBIANA, DANIEL E BÁRBARA, MOLA E LETIANE, FILIPE E FERNANDA, ALLAN E PRISCILA, JULIO E KAROL, YURI E MICHELE, SAIMON E TALINE, MARLO E DANIELE, ADILSON E IERENE, VANESSA O, CAROL BRIGADIANO, DAIANE
ELENCO VETERANA: RAMIRO E NALÚ, ZENOR E ADRIANA, CARLOS E MEURY, NESON E TÂNIA, ROSANO E JULIANA, GEOVANE CHUVISCO E IARA, IVAN E EMILINHA, SINEI E RITA
MÚSICOS – ARTHUR MATTOS, RICARDO BERGA, GRANJERO E GABRIEL MACULAN
APOIO: PAIS, MÃES, AMIGOS, FAMILIARES
TOTAL DE PESSOAS 120
TRANSPORTE REUNIDAS > APOIO PML
ÁGUA – PURIS/ LAGES
ERVA MATE TERTÚLIA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS – PROMOÇÕES ORGANIZADAS PELOS COORDENADORES E INTEGRANTES DO CTG BARBICACHO COLORADO
PREMIAÇÃO – 3 LUGAR GRUPO VETERANO E 4 LUGAR GRUPO ADULTO
HOSPEDAGEM: CLUBE 27 DE NOVEMBRO ESMERALDA/ AGRADECEMOS
GRACIAS A TODOS E A DEUS PELA OPORTUNIDADE E PELO MOMENTO DE CULTURA, TRADIÇÃO E FOLCLORE!
OoH.....
Barbicacho eu sou ,
e com ele eu vou,
e ninhuem vai me segurar
Oba Oba
E QUANDO UTILIZAMOS AS FORÇAS DA HARMONIA, DA ALEGRIA, DO AMOR, ATRAÍMOS SUCESSO E BOA SORTE FACILMENTE.

14 novembro 2011

ARTÍSTICA DO BARBICACHO DÉCADA DE 90


Rodeio Internacional de Vacaria 1992
Festival Catarinense de Arte e Tradição - Lages - SC


13 novembro 2011

ARTÍSTICA DÉCADA DE 80

Invernada Adulta Rodeio de Vacaria
Mário Arruda Teatro Guaira - Curitiba - PR
Invernada Adulta Semana Crioula Internacional de \Bagé - RS

12 novembro 2011

ARTÍSTICA DO BARBICACHO DÉCADA DE 70


Chula em Barretos, SP - Festa do Peão de Boiadeiros
Mário, Rui e Carlos Arruda
        Mário Arruda Campeão de Chula-Vacaria
 
Invernada Adulta Rodeio de Varaia

05 setembro 2011

As Proezas dos Laçadores Lageanos.




Demonstrando que há muito nossos laçadores já deixam seus feitos registrados na história; vamos relembrar um acontecimento que nos remete ao ano de 1963.

Acontecia naquele ano o IX Congresso Tradicionalista do Rio Grande do Sul, na cidade de Carazinho. Este evento reuniu 47 CTGs do RS, dois do Uruguai, Um da Argentina e Um de Lages: O CTG DO BARBICACHO COLORADO. A delegação lageana compunha-se de 40 peões e prendas e teve participação ativa no evento. Muitas foram as homenagens recebidas pelos lageanos. Mas, vamos nos limitar à demonstração de laço, para a qual foram escolhidos cinco laçadores para “pelear” contra os gaúchos representados pelo CTG Rincão Serrano daquela cidade gaúcha. O Patrão Al Neto registrou mais ou menos assim esta verdadeira epopéia:

“Ao som da Doralice; tocada pelo gaiteiro Célio Garcia; o patrão anunciou o nome dos cinco representantes. À porteira o Patrão que comandava os Riograndenses, disse amistosa e jocosamente:

- Quer que soltemos os guampudos ou vão mesmo esses de sobreano, que tem só um toquinho?

- Guarde os guampudos para os seus laçadores, amigo – respondeu o patrão lageano – que eles vão precisar deles...

O boisinho que saiu para Deusdeth Velho Ramos, capataz do Barbicacho Colorado e o primeiro a laçar, era ligeiro e de aspas miúdas, mas aos 50 metros já estava laçado. A disputa estava mano à mano. O torneio atingiu seu ponto culminante quando saiu para o lageano Mário Bianchini um boi que até parecia mocho, pois no lugar das aspas havia dois tufinhos de pêlo. O povo gritou: “Nesse vale pescoço e perna!”. O patrão Riograndense perguntou ao patrão lageano se queria que soltasse outro. Não. É esse mesmo...E nem teve tempo de concluir a frase e a armada de Bianchini cerrara nas guampinhas, fazendo voar ao vento os tufinhos de pêlo. O entusiasmo da multidão foi tão grande que parecia um trovão ecoando na coxilha e todos aplaudiram; deixando de lado as cores para só existir admiração pela armada guapíssima; uma armada dessas que só se vê uma vez na vida...Era o que todos comentavam.

Finalizando, haviam três bois na mangueira, O Patrão lageano mandou que soltassem juntos, pois era Rogério Leite que iria apresilhar a disputa e este demonstrando que lageano não se atrapalha, nem titubeia na escolha, paleteou dois e num tiro certeiro, laçou o terceiro”. Estava ganho pelos lageanos por 3 x 1 o torneio de laço do IX Congresso Tradicionalista, passando para a história mais esta façanha dos sempre campeões do laço lageano...

Ao abraçar o patrão riograndense, o Patrão lageano acentuou que “entre gaúchos não há vencedores nem vencidos, mas apenas amigos” e agradeceu a hospitalidade do CTG Rincão Serrano.

(Sebastião Orli Schemes).

29 agosto 2011

VALORES E ASPECTOS EDUCATIVOS DA DANÇA


Não vai longe o tempo em que os problemas educacionais eram considerados quase que exclusivamente pelo lado intelectual. Nos dias atuais, a educação compreende o aprimoramento moral, intelectual e físico a um só tempo.

A dança, entre as atividades físicas é das que concorrem mais acentuadamente, para o aperfeiçoamento intelectual do ser humano, contribuindo para o seu ajustamento.

A educação do físico visa o aperfeiçoamento do indivíduo “in totum” e equilibra sobremaneira o processo educativo.

Além dos benefícios físicos conhecidos, obtêm-se também pela dança o desenvolvimento dos atributos sociais, valores morais e o aumento do potencial intelectual.

Sua contribuição é preciosa e, em certos aspectos, insubstituível. 

28 agosto 2011

Personalidades ilustres de Santa Catarina



Ana de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) Conhecida como a Heroína de Dois Mundos.

Antônio Inácio de Oliveira Filho Herói Republicano de Lages

Agostinho Manoel Serafim - (Tio Belizário) Este, nascido em São José em 1893. Foi para o Rio Grande do Sul ensinar as danças folclóricas na cidade de Vacaria no ano de 1943. Dedicou mais de 50 anos da sua vida ensinando os catarinenses e rio-grandenses mais de 40 danças folclórica que existem até hoje, antes mesmo de Paixão Cortês ter nascido em 12/07/1927. Fonte: Jornal O TROPEIRO, nov. 1960, pág. 6 título: Recolhendo o Folclore, entrevistado na cidade de Santa Cruz do Sul/RGS.

10 maio 2011

COMISSÃO ORGANIZADORA DO BAILE DE 50 ANOS


Geovani, Carlos, Meury, Barbara, Daniel, Zenor, Adriana, Mario, Andréia, Rita, João, Emilinha, Ivan, Juliana, Rosano, Tânia, Nelson, Mateus,Marlo, Ghilherme, Rodrigo, Felipe

Agradecimentos a equipe, Comissão de Eventos:

VENDA DE MESAS, DECORAÇÃO, COZINHA, BAR, INGRESSOS, PORTARIA, DIVULGAÇÃO, INVERNADAS MIRIM, JUVENIL, ADULTA E VETERANA, PROFESSORES DE DANÇAS e OUTROS

agradecemos também: IMPRENSA, PEDRO VALDERAS E GRUPO CHIMANGO, CLUBE 14 DE JUNHO
www.google.com

28 março 2011

FANDANGO DE 50 ANOS



INGRESSOS CONTATO 84029380 MÁRIO
CLUBE 14 DE JUNHO DIA 07 DE MAIO DE 2011

www.google.com

13 janeiro 2011

DO BLOG DE MOACIR PEREIRA

"Do médico-veterinário Evanilto Perini, sobre o comentário em defesa da cultura regional como valor da cidadania e preciosidade para o turismo, registro o seguinte e-mail, que ele mesmo intitulou “A maior riqueza é a cultura”: “Amigo Moacir…sempre com muita sensibilidade jornalística, que nos fazem refletir! Teu artigo de domingo próximo passado ,referente a valorização da cultura foi oportunissimo para avaliar em que estágio estamos.Um desenvolvimento sólido só se consegue com um povo culto.Pode-se chegar a presidência sem muito estudo, mas sem cultura esse governo sempre será medíocre! Nada faz sentido se não houver valorização de um povo através da sua história e de seus valores culturais, onde ele se reconheça como fonte inesgotável de transformações sociais. Seja passado ou presente jamais teremos futuro promissor sem conhecerrnos, ufanarmos e acima de tudo sempre amarmos nossa historia e nossas inesgotáveis fontes de patrimônios culturais. Esta é a maior de todas as riquezas que podemos herdar e transmitir as futuras gerações. Te remetes a Verona – Italia como poderíamos mencionar inúmeras outras regiões pelo mundo que fazem de seus valores histórico-culturais suas galinhas dos ovos de ouro. Essa rica verdade ainda não foi assimilada pelo nosso povo e muito menos por nossos representantes politicos. Vemos grandes Festas eventos serem realizados sem um maior destaque de conotação histórico cultural. Desta maneira elas não passam de pobres estereótipos importados desprovidos da essência da alma de um povo. Nossos avós mesmo apoucados de bens materiais tinham como patrimônio suas culturas e tradições e a valorizavam com unhas e dentes. Nós pobres consumistas das futilidades, e mediocridades televisivas e de shopping centers aonde e quando vamos despertar e protagonizar nossos verdadeiros valores? Nossas futuras gerações vão se perguntar. O que fizemos por elas ?! Ai é a ora… que se permanecermos calados seremos mais sabios. Evanilto Perini Medico Veterinario Pós-Gestão de recursos humanos .”